2008-08-06

não há grupos de risco, mas comportamentos de risco

Na SIDA "não há grupos de risco, mas comportamentos de risco", tenho ouvido isto até à exaustão.
.
No entanto nunca ninguém se lembrou de perguntar se "o grupo da pessoas com comportamento de risco é ou não um grupo de risco?".

Claro que isso prova quanto completamente idiota é a frase no início. Mas claro o que interessa é falar de modo "politicamente correcto" e ceder aos grupos de pressão. Que se lixe a lógica e se lixe a prevenção da SIDA.

Já agora quero expressar o que significa, na minha opinião um grupo de risco. Significa um conjunto de pessoas tais que, se escolhermos aleatoriamente (e com a mesma probabilidade) uma pessoa do grupo e uma pessoa da população em geral a probabilidade da pessoa do grupo de risco estar infectada ou doente é maior que a da pessoa escolhida do total da população. Esta definição aplica-se quer exista ou não grupos de risco. Sem uma definição, como se pode falar de "grupos de risco"?
Alguém tem outra definição? Gostava de ouvir.

Isto tem consequências? Imenças.

1. Permite a pessoas pertencentes a grupos de risco se queixarem de procedimentos médicos, que sendo adequados do ponto de vista médico, são considerados "discriminatórios", levando a procedimentos médicos que não são adequados.

2. Torna as dispendiosas campanhas de prevenção, bem intencionadas que sejam, a um grande desperdício pois não têm uma noção de que tipo de publicidade é mais adequado e mais eficaz.

links:

http://is.gd/1gPm

1 comentário:

  1. http://fiel-inimigo.blogspot.com/2008/08/mquina-total.html

    Com chapelada.

    .

    ResponderEliminar