2009-01-10

A solução de 2 estados

Nestas alturas há sempre alguém que defende  a solução "dois estados" para uma possível resolução do conflito entre Israel e os seus vizinhos.

Por mim acho até uma boa ideia, mas infelizmente os árabes nunca irão aceitar tal situação.

Aliás a solucção, aliás, nem é muito diferente da solucção proposta pela ONU em 1947. Qual foi a resposta dos estados Árabes? Invadiram Israel e não foi de contentes. 


Aliás a solucção apresentada não difere muito da situação no terreno em 1967. E o que fez o Egipto nessa altura? Desfrutou a paz? Não, criou umas forças militares 3 vezes maiores que as de Israel (cujos soldados eram principalmente reservistas), nomeadamente no número de tanques e aviões - os últimos modelos que a URSS produzia na altura. Fechou a Israel o acesso ao Índico e Pacífico (ao contrário do que tinha prometido à comunidade internacional) e declarou publicamente que ia atirar todos os judeus ao mar.

Uma resposta  desproporçionada, diria eu. 

Compreendo que os Árabes sejam todos a fazer do regresso às fronteiras de 1967. Gritariam vitória e iriam começar a enviar misseis dos seus novos territórios -foi o que aconteceu em Gaza,  em 2005.


Nasser, backed by Arab states, kicks Israel into the Gulf of Aqaba. Pre-1967 War cartoon. Al-Jarida newspaper, Lebanon. (alguém quer comentar os estereotipos?)

Sem comentários:

Enviar um comentário