Durante um ano, circa 1986, vivi nos EEUU, enquanto era investigador convidado da Universidade de Califórnia em Berkeley.
A casa, que compartilhei com 2 colegas (mais ou menos) ainda lá está, em, mas entretanto construíram uma outra mesmo em cima, no que era o uma parte do nosso jardim, reino dos racoons (Ursus lotor, Linnaeus, 1758). Voltei lá em 2004 e ainda encontrei um antigo residente.
A zona ficou muito mais povoada nos últimos 25 anos, o que a tornou muito menos encantadora. Já em 2004 era assim.
Ver a casa em: http://goo.gl/yrQK2G (37.89011, -122.25944)
Use o rato para navegar o local,
Entretanto a parte de baixo da Avenida Euclides, onde eu costumava almoçar e fazer as compras do dia, continua com o mesmo aspecto. As lojas mudaram quase todas de nome, de tipo de comida, de ramo, e provavelmente de dono, mas o aspecto geral continua exactamente na mesma.
No link: http://goo.gl/PESmLR (37.87525, -122.26017)
pode ver-se essa parte, mesmo à direita está o enorme bar onde íamos, todas as sextas e por tradição, comer uns peticos e beber cerveja,
Do lado direito está uma entrada secundária da Universidade, o meu edifício era juntinho a essa entrada.
Já na altura era completamente impossível estacionar na zona pelo que ia e vinha habitualmente a pé da residência. Era 1/2 hora em cada sentido, o meu exercício diário - 5 km.
ver o caminho aqui: http://goo.gl/n8MMLS , com alguns dos seus variantes.
Um dos hábitos era ir em grupo fazer as compras semanais ao supermercado. Ir em grupo diminuía o número de carro e permitia a algum visitante sem carro abastecer-se.
O nosso supermercado putativo era o "safe way". Deixamos o carro no parque de estacionamento desse supermercado e fazíamos um raide pelas lojas da área. Em Portugal ainda não estava divulgado o hábito das compras semanais ao hipermercado, o Continente de Alfragide tinha acabado de abrir.
O supermercado ainda existe e pouco mudou, tal como as lojas na área.
ver em: http://goo.gl/2NGkDu (37.88110, -122.26961)
Berkeley era um mundo cheio de referências culturais e históricas. Ainda irei voltar nestas páginas à baía, mas para já deixo apenas uma foto de uns dos locais onde viveu Philip K. Dick, na rua Francisco.
casa do Dick-> http://goo.gl/2ugUig ( 37.87276, -122.29193 )
Sem comentários:
Enviar um comentário