Bom uma pequena correcção para quem se interessa por estas coisas.
Vai realmente ser introduzido 1 segundo extra no fim do dia de hoje (31 de Dezembro).
MAS ao contrário do que diz praticamente toda a esfera de informação isso NÃO é devido ao facto da velocidade de rotação da terra estar a diminuir.
Uma boa analogia: Tenho um relógio que se adianta 1 segundo por dia. Logo todos os dias tenho de o atrasar manualmente 1 segundo. MAS ninguém conclui que o meu relógio está a rodar cada vez mais devagar.
Outra analogia (não tão boa), mas talvez mais óbvio. Coloca-se uma dia extra em cada ano bissecto, mas isso não significa que a duração do ano esteja a aumentar 1 dia cada 4 anos
Dito isto confirmo que a velocidade de rotação da Terra está realmente a diminuir, mas menos que 1 segundo/ano/século. Portanto se fosse essa a causa teríamos 1 leap second por século no máximo.
A causa da diminuição da velocidade de rotação da Terra é principalmente da perca de calor durante as fricções das marés, não propriamente do aumento da distância Terra-Lua, se bem que isso tem alguma influência. Um assunto complicado. Mas não é esse efeito que causa o salto de hoje.
A ideia para o título deste post foi roubada ao Prof. Rui Agostinho, o nosso "time lord".
Sem comentários:
Enviar um comentário