Estive a ver o filme "Melody".
Vi a primeira vez esse filme no Verão de 72. Gostei bastante talvez porque era jovem e estava apaixonado.
Jovem porém não era propriamente inocente, já integrado no meia académico que fervilhava.
Sabia que os filmes eram todos censurados na altura, mas não pensei que uma muito inocente história de amor na puberdade, tivesse criado algum problema com a censura. O filme exercita um certo voyarismo sobre os corpos pré-adolescentes, mas na altura isso não era ainda um crime ("Morte em Veneza", anyone?).
Entretanto o filme desapareceu do radar. Bem aparentemente passou outra vez em Lisboa no Verão de 75, certamente na versão integral, mas quem é que é que ia ao cinema uma banal história de amor em 75? Tinha de ser qualquer coisa mais forte como "If...", ou mesmo "a Laranja Mecânica" (sim o Malcolm esteve nos dois). Coisas que a censura não tinha deixado passar de todo.
Na TV, nunca o vi. O que é algo de espantar, até porque tem lá nomes forte, Bee Gees, Crosby, Stills, Nash and Young, (Sir) Alan Parker (cuidado não é Parsons - dark side of the moon - como eu quase ia escrevendo). Se calhar passou, mas eu não vi,
Talvez aquela coisa dos corpos pré-adolescentes tenha alguma coisa a ver com isso. O que, sei lá, talvez explique o enorme sucesso do filme no Japão (sim, vi o filme e estive a ver a wikipédia). No entanto a "Morte em Veneza" tem passado.
Felizmente a globalização veio em meu socorro é voltei a encontrar o filme. Como os anos 60 (data da localização do filme) parecem tão distantes.
E estava enganado. O filme tinha sido severamente editado pela censura, principalmente a parte anarco-bombista final que teria feito as minhas delícias na altura (se tivesse ao menos suspeitado). O que retrospectivamente faz todo o sentido (outra vez, se eu menos tivesse suspeitado). Como isso muda o filme, como o fim aparentemente trivial, anti-clímax diria, muda.
E sim, agora percebo porque é quando vi o filme "The Wall" me pareceu que já tinha visto aqueles cenários, e aquele mestre escola, em qualquer lado - a diferença está, claro, que eu já não era novo quando passou o "The Wall".
E um dia deste tenho de voltar a ver o "If...", que também desapareceu do radar - sim nesse era ainda novo e apaixonado.
http://en.wikipedia.org/wiki/Melody_(1971_film) (visitado em 2015-01-11)
http://en.wikipedia.org/wiki/Pink_Floyd_%E2%80%93_The_Wall (visitado em 2015-01-11)
http://en.wikipedia.org/wiki/If.... (visitado em 2015-01-11)
http://en.wikipedia.org/wiki/Death_in_Venice_(film) (visitado em 2015-01-11)
http://en.wikipedia.org/wiki/A_Clockwork_Orange_(film) (visitado em 2015-01-11)
Sem comentários:
Enviar um comentário