2015-09-26

O que eu voto 1/3 - o que se pode prever com elevado grau de certeza

Como hábito vou dizer em quem voto e porquê. Tudo explicadinho. No passado nunca votei em diversos partidos dependendo da minha análise da situação e vou voltar a fazê-lo.

Primeiro lugar é preciso estudar o cenário.

As sondagens são altamente manipuláveis. Os resultado são sempre uma estimativa e portanto estão por definição exactamente certos. Um dia ainda hei-de escrever a explicar como (suspeito) são feitas as sondagens para tornar isso mais claro.

O que é quase sempre um disparate são as margens de erro. Pode-me ter escapado alguma, mas todas as que vi dão um intervalo de confiança de 95% para uma margem de erro que é rigorosamente igual a 1 a dividir pela raiz quadrada do número de entrevistados.

Embora geralmente os detalhes sejam escondidos por quem faz as sondagens - mau augúrio - esse facto indica que usam um modelo altamente irrealista para estimar a margem de erro.

Aliás se as margens de erro estivessem realisticamente calculadas 95% das sondagens (isto é 19 em cada 20), conhecidos os resultados nas urnas, concordariam com os resultados finais, tomadas as margens de erro. Ora no acumulado de muitas sondagens que têm vindo a ser feitas ao longo de 40 anos de democracia o certo é que tal não se passou, nem pouco mais ou menos. A estatística não pode funcionar umas vezes e não funcionar noutras. Se o conjunto de todas as sondagens não segue a estatística enunciada por todas e cada uma deles alguém anda a fazer mal as contas.

Dito isto as sondagens não são completamente inúteis. Os resultados com a convicção que tenho na leitura que faço do dia a dia permite-me tirar as minhas seguintes previsões.

(a) a PAF e o PS vão compartilhar entre si o 1º e o 2º lugar, quer em número de deputados quer em número de votos.

(b) a BE e a CDU vão compartilhar entre si o 3º e o 4º lugar, quer em número de deputados quer em número de votos.

(c) Não será possível nenhuma maioria parlamentar (absoluta) que não inclua pelo menos um dos 2 partidos PS ou PSD.

(d) O CDS+PSD+PS podem ter 2/3 de deputados, isso não é certo, mas e a única combinação que pode eventualmente atingir esse valor.

Quanto estou seguro destas minhas previsões? Bastante seguro. Se alguém tem previsões que contradigam estas e estiver bem seguro talvez queira apostar um almoço comigo num restaurante simpático a combinar. Caramba, aposto 2 contra 1. Se ninguém quiser apostar, passo a considerar isto como facto.

Tomo também com provável, mas não garantido, que a CDU terá mais votos que o BE e que o partido do MPinto e o Livre-TA poderão no total ter entre 1 e 3 deputados. Mais nenhuma força irá eleger deputados.

Sem comentários:

Enviar um comentário