2016-01-22

Das Presidenciais 3

Quem me leu antes sabe que não simpatizo particularmente com nenhum candidato. O que não quer dizer que antipatize por igual.

Dificilmente o Marcelo, a Marisa ou Edgar terão o meu voto, Isto tem a ver com razões puramente ideológicas. Lutei contra alguns na fonte luminosa e lutei contra o Marcelismo (como em Marcelo Caetano) que  mandou o Veiga Simão pôr os pides gorilas que na minha faculdade.

Do lado dos leninistas não vejo qualquer possibilidade de irem a uma segunda volta, portanto é um assunto encerrado.

Portanto numa segunda volta, que penso que não vai haver, votaria Belém ou Sampaio. Sem grande entusiasmo digamos, mas votaria se hesitação.

Mas, e na primeira volta?

Se fosse eu a escolher entre a Belém e o Sampaio escolheria o Sampaio, mas não por uma ampla margem. Mas a questão é que não sou eu sozinho a escolher. Tenho de ponderar as votações como um todo. Não pretendo votar num candidato que não seja o melhor colocado para bater Marcelo na 2a volta, mesmo que seja o meu favorito.

Essa é a questão. Qual o candidato com mais hipótese de bater o Marcelo na 2 volta? Se o candidato for Belém terá quase todos os votos à esquerda do PS (sim, eu sei que alguns juraram a pés juntos que nunca iam votar na Belém, mas isso para mim é um deja-vue que eu já cá andava em 1986) e praticamente todos os votos dos que votaram PS nas legislativas. Provavelmente não iria chegar, mas, façam as contas, não iria ficar longe.

Numa hipotética 2a volta o Sampaio não terá muitos votos que não fosse também para a Belém. E pelo contrário uma franja significativa do PS (digamos a sua ala direita ou parte) votaria mesmo Marcelo contra Sampaio.

Portanto Belém é o candidato mais bem colocado para bater Marcelo e tem o meu voto.

Vou seguir os resultados em directo no twitter que também vai parecer aqui na barra à direita --->

Sem comentários:

Enviar um comentário