2005-06-28

Contra as Patentes de Software, 1 fax por dia ( V )

Parece que já descobri o fax do nosso primeiro, era o único que me faltava, na minha lista de "alvos". De

http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Gabinetes/Gab_PM/

tirei:

Primeiro-Ministro: José Sócrates

Chefe do Gabinete: Luís Patrão

Morada: Residência Oficial do Primeiro-Ministro, Rua da Imprensa à Estrela, 4 - 1200-888 Lisboa
Tel.: 21 392 35 00
Fax: 213 951 616
Correio electrónico: pm.apoio@pm.gov.pt
Página Internet: www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Primeiro_Ministro

Portanto cá vai o fax do dia:

**********

Exmo. Sr.
Primeiro-Ministro
José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa
(fax. 213 951 616)

Assunto: Peço-lhe que se oponha à aprovação de legislação europeia que permite "patentes de software", vinculando todos os funcionários que dependam do governo, a defender essa posição expressa pelo governo no debate do seu programa no Assembleia da República.

Exmo. Sr.

Foi com grande agrado que ouvi durante a campanha eleitoral, os seus planos para aumentar a capacidade das empresas nacionais de software.

No entanto a possível alteração da legislação comunitária, a ser aprovada no dia 6 ou 7 de Julho, poderá tornar esse objectivo muito mais distante.

Em 2003 o Parlamento Europeu aprovou, e muito bem, legislação proibindo, de modo muito claro, as patentes de Software. No entanto desde essa data para cá os burocratas da comunidade têm vindo a boicotar essa decisão, actuando contra a decisão parlamentar e à revelia das próprias regras de funcionamento, numa caricatura da democracia, com votações em que, por exemplo, não é possível ao cidadão saber qual o voto de cada um dos participantes. No seguimento desse procedimento preparam-se mesmo para fazer passar legislação que contraria a aprovada em 2003.

Alguns desses burocratas dependem do governo português e, apesar do discurso do actual Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na Assembleia da República no dia 21 de Março passado, onde defendeu de modo claro a sua oposição a essas patentes, não parece ter sido vinculados a votar contra à patentabilidade do software e aparentemente são mais sensíveis ao poder dos lobbies.

Para nossa vergonha são países como a Polónia que se têm oposto a essa patentabilidade que acabará de vez com a possibilidade de Portugal ter "pequenas e médias" empresas a produzir software, empresas essas, que, como é sabido, são as grandes criadoras de emprego e inovação, mas não dispõem de recursos para contrabalançar a acção propagandística das grandes empresas, europeias e, principalmente, americanas.

Assim peço-lhe que se oponha à aprovação de legislação europeia que permite "patentes de software", vinculando todos os funcionários que dependam de si, a defender essa posição expressa pelo governo. Também os deputados se deveriam opor a essa legislação, seguindo as recomendações de voto da FFII e/ou votando nas emendas de compromisso sugeridas pelo Sr. Michel Rocard.

Com os meus melhores cumprimentos

(nome)

(morada e/ou n. e data do BI e/ou local de trabalho)

2005-06-27

Contra as Patentes de Software, 1 fax por dia ( IV )

Bem mais um fax. Se encontrarem alguma coisa que achem incorrecto no texto fax, digam-me. Conservo estes textos aqui cerca de 48 horas antes de os enviar.

**********

Exmo. Sr. Presidente da República Portuguesa
Jorge Fernando Branco de Sampaio
(Fax: 21 3614611)

Assunto: Grave ameaça ao software "open source"

Exmo Sr.

Foi com grande satisfação que li o discurso que proferiu por ocasião do Encerramento do Colóquio "A Sociedade em Rede e a Economia do Conhecimento: Portugal numa Perspectiva Global" no dia 6 de Março, e soube assim do seu apoio ao software "open source".

Como disse, e muito bem na minha opinião, "Acompanhar o debate sobre directivas comunitárias sobre a regulação do acesso ao software é uma exigência indeclinável".

Assim venho chamar-lhe a atenção acerca para o facto de, a nível comunitário, se preparar legislação que irá ferir de morte as iniciativas de software "open source".

Embora o Parlamento Europeu tenha, em 2003, votado legislação a opor-se a patentabilidade do software, alguns burocratas em Bruxelas, possivelmente influenciados pelos "lobbies", e em atropelo do decidido no Parlamento e das regras processuais, têm boicotado essa legislação e preparam-se para tentar aprovar legislação em sentido contrário.

Preparam-se assim a fazer aprovar a patentabilidade alargada do software, recusando mesmo as emendas de compromisso propostas pelo Sr. Michel Rocard.

A aprovação das "Patentes de Software" impedirá o desenvolvimento de software "open source", já que os elevados direitos que terão de ser pagos pelas patentes utilizadas serão incompatíveis com as regras do "open source", sendo que o elevado número de patentes irá cobrir quase todas as actividades e possibilidades. Será o instrumento seminal para quem se opõe ao "software livre" para o estrangular.

Compreendo que não é um governante e portanto será apropriado o mínimo de interferência nas iniciativas de um governo eleito, ou de um Parlamento. Concordo, mas chamo a atenção para o facto de o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Sr. José Mariano Rebelo Pires Gago, quando da discussão do programa do actual governo, referiu claramente que o governo se iria opor a esse tipo de legislação, e porém o governo português pouco ou nada tem feito nesse sentido.

Sendo uma das suas competências, como eu leio a constituição, ir acompanhando o trabalho do governo, venho por este meio pedir-lhe que aja, do modo que achar mais apropriado, para que seja rejeitado, no Parlamento Europeu, a legislação que estabelece as "Patentes de Software".

Com os meus melhores cumprimentos

(nome)
(Morada e/ou número e data do BI).

2005-06-26

Como Enviar Faxes a Partir de um PC (com modem)

É quase certo que pode enviar faxes de um dado PC que tenha um modem (um modem era aquilo que se usava para ligar um computador à Internet antes da netcabo e da ADSL).

Para tal basta ter software apropriado, e ligar o modem a uma linha telefónica.

O software também é fácil de encontrar. O que eu uso pode ser obtido fazendo o download a partir do link:

http://www.tucows.com/preview/197766

O software não é gratuito, mas tem um preço reduzido de menos de 20 euros e pode ser utilizado gratuitamente nos primeiros 30 dias, findo os quais não exite nenhuma obrigação de compra ou pagamento se não se quiser continuar a usar o software.

Contra as Patentes de Software, 1 fax por dia ( III )

“Hoje” o meu fax vai para o Ministro da Economia e Inovação. Vamos a ver se a inovação é só no nome.

**********

Exmo. Sr. Manuel António Gomes de Almeida de Pinho
Ministro da Economia e da Inovação
(fax. 21 792 18 71)

Assunto: Peço-lhe que se oponha às "Patentes de Software"

Exmo. Sr.

Fiquei muito satisfeito quando, por ocasião discussão do programa do governo, na Assembleia da República, no passado dia 21 de Março, o Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, se expressou claramente contra a introdução de "Patentes de Software" na Europa.

No entanto os burocratas em Bruxelas têm vindo, à revelia do Parlamento, e algumas vezes de regras processuais, a proceder a introdução dessas patentes, cedendo a fortes pressões dos “lobbies”.

A aprovação de legislação permitindo a patentabilidade do software, como foi dito no dia 21 de Março ultimo, prejudicará gravosamente a capacidade de inovação de muitas empresas e o progresso de toda a investigação nesta área. As metas de tornar as economias portuguesa e europeias em economias muito competitivas, num quadro de sociedade do conhecimento e de globalização ficariam muito mais distantes.

Venho pois pedir-lhe que aja do modo mais apropriado para se opor a essa aprovação por todos os meios que achar apropriados.

(nome)
(morada e/ou n. e data do BI)

Contra as Patentes de Software, 1 fax por dia ( II )

Hoje não vou enviar um fax por dia. Aproveitando as chamadas telefónicas mais baratas ao fim de semana, vou enviar um fax por cada partido político português representado em Estrasburgo, mas como o texto é o mesmo continuo a dizer que é "1 fax".

Vou enviar um fax ao primeiro euro-deputado, de cada partido, de acordo com a lista que já publiquei em:

http://lasers-na-selva.blogspot.com/2005/06/faxes-nomes-e-filiao-dos-eurodeputados.html

Mas que repito (simplificadamente) no fim deste artigo.

Se quiser enviar também "1 fax" escolha aleatoriamente um deputado (excepto o primeiro, que já vai receber o meu fax) de cada partido político.

Embora seja preferível escrever o seu próprio texto, esteja à vontade para usar total ou parcialmente o meu texto, que listo no fim deste artigo.

Estes meus faxes são aqui publicados, cerca de 2 dias antes do seu efectivo envio, portanto esteja à vontade para propor modificações do texto do fax.

Mas vamos então ao texto do fax.


Exmo. Sr. (Sra.)
[ coloque aqui o nome de deputado(a) escolhido ]
Deputado(a) Português no Parlamento Europeu

Assunto: Peço-lhe que se oponha à legislação que permite as "Patentes de Software".

Exmo Sr. (Sra.)

Venho por este meio pedir-lhe que se que livre a Europa das patentes sobre o Software opondo-se ao aprovada pelo Conselho de ministros Europa, e que implementa uma legislação sobre Patentes sobre o Software na União Europeia semelhante à que existe nos Estados Unidos da América.

Opondo-se às "Patentes de Software" estaria aliás de acordo, aliás, com a posição que o Parlamento já adaptou, e muito bem, na sua resolução de 23 de Setembro de 2003, resolução essa que os burocratas têm desrespeitado e tentado boicotar por todos os meios.

Se a essa legislação for aprovada, os programadores e analistas de Software, deixariam de ser proprietários do que escrevessem e podiam ser processados judicialmente por vender ou distribuir os seus próprios programas.

Isso não só faria com que perdessem o emprego, mas colocaria em risco toda a indústria informática na Europa. As metas de tornar as economias portuguesa e europeias em economias muito competitivas, num quadro de sociedade do conhecimento e de globalização ficariam muito mais distantes.

Assim venho pedir-lhe que siga as recomendações de voto da FFII assim como as emendas de compromisso sugeridas por Michel Rocard.

No dia 6 de Julho o Parlamento Europeu terá a última oportunidade de evitar isto. Para tal 367 dos 732 membros têm de estar presentes e votar pelas emendas certas.

Com os meus melhores cumprimentos

(meu nome)
(minha morada ou n. e data do BI)


**********

Lista simplificada, só partidos, nomes & faxes em BRUXELAS (cada número do fax vem escrito exactamente como se marca de Portugal). Numa próxima os faxes irão para ESTRASBURGO.


BE:

Sr. Miguel PORTAS 0032 2 284 9 123

CDS/PP:

Sr. Luís QUEIRÓ 0032 2 284 9 227
Sr. José RIBEIRO E CASTRO 0032 2 284 9 783

PC:

Sra. Ilda FIGUEIREDO 0032 2 284 9 465
Sr. Pedro GUERREIRO 0032 2 284 9 963


PPD/PSD:

Sr. Carlos COELHO 0032 2 284 9 551
Sr. Fausto CORREIA 0032 2 284 9 768
Sra. Maria da Assunção ESTEVES 0032 2 284 9 566
Sr. Vasco GRAÇA MOURA 0032 2 284 9 369
Sr. Duarte FREITAS 0032 2 284 9 790
Sr. Sérgio MARQUES 0032 2 284 9 404
Sr. João de Deus PINHEIRO 0032 2 284 9 374


PS:

Sr. Francisco ASSIS 0032 2 284 9 770
Sr. Luis Manuel CAPOULAS SANTOS 0032 2 284 9 991
Sr. Paulo CASACA 0032 2 284 9 336
Sra. Edite ESTRELA 0032 2 284 9 515
Sr. Emanuel Jardim FERNANDES 0032 2 284 9 649
Sra. Elisa FERREIRA 0032 2 284 9 164
Sra. Ana Maria GOMES 0032 2 284 9 824
Sr. Joel HASSE FERREIRA 0032 2 284 9 399
Sra. Jamila MADEIRA 0032 2 284 9 898
Sr. Manuel António dos SANTOS 0032 2 284 9 869
Sr. Sérgio SOUSA PINTO 0032 2 284 9 486


Dicionário de Partidos Europeus, indicando o partido nacional que lhe
corresponde


GUE/NGL -> BE
GUE/NGL -> PCP
PPE-DE -> CDS/PP
PPE-DE -> PPD/PSD
PSE -> PSP

2005-06-25

Contra as Patentes de Software, 1 fax por dia ( I )

Inicio aqui a minha campanha de tentar enviar um fax por dia.

Se alguém tiver mais pessoas e números de faxs para comunicar, digam qualquer coisa. Vou tentar enviar, em média, 1 fax por dia. MAS PRECISO DE NÚMEROS DE FAX!

Se quiserem podem copiar o meu fax, mas, sempre melhor, podem escrever o vosso próprio texto.

[qualquer PC com um modem - aquilo que se usava para ligar à Internet antes da netcabo e do ADSL - pode, com software apropriado, na grande maioria dos casos, enviar faxes].

O envio de emails, num panorama de grande némero de spams, não tem nenhum impacto, pelo que recomendo o uso de fax ou correio (ou entrega em mão...).



Cá vai o meu primeiro fax:

Exmo. Sr. José Mariano Rebelo Pires Gago
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
(fax. 217271457)

Assunto: "Patentes de Software"

Exmo. Sr.

Fiquei muito satisfeito quando, por ocasião discussão do programa do governo, na Assembleia da República, no passado dia 21 de Março, se expressou claramente contra a introdução de "Patentes de Software" na Europa.

No entanto os burocratas em Bruxelas têm vindo, à revelia do parlamento, e algumas vezes de regras processuais, a proceder a introdução dessas patentes, cedendo a fortes pressões de "lobbyists".

A sua aprovação, como disse no dia 21 de Março, prejudicará gravosamente a capacidade de inovação de muitas empresas e o progresso de toda a investigação nesta área, colocando ainda mais longe o objectivo de tornar as economias portuguesa e europeias competitivas, na área do software, que tão crucial se irá revelar e num cenário de globalização.

Particularmente atingidas serão as pequenas e médias empresas que são, geralmente, aquelas que mais emprego e inovação criam.

Venho pois pedir-lhe que aja do modo mais apropriado para se opor a essa aprovação por todos os meios que achar apropriados.

(nome)
(morada ou n. e data do BI)


Contactos:

Palácio das Laranjeiras
Estrada das Laranjeiras, 197-205
1649-018 Lisboa

Tel: (+351) 217 231 000
Fax: (+351) 217 271 457
E-mail: mctes@mctes.gov.pt

http://www.mces.pt/index.php?id_categoria=8



Mais textos citáveis:

Terça-feira, 22 de Março de 2005 I Série — Número 3
X LEGISLATURA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2005-2006)
REUNIÃO PLENÁRIA DE 21 DE MARÇO DE 2005
Presidente: Ex.mo Sr. Jaime José Matos da Gama

---------corte

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e EnsinoSuperior.

O Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Mariano Gago):

---------corte

O desenvolvimento de recursos computacionais de tratamento da língua portuguesa, o estímulo detecnologias de informação para deficientes e outras pessoas com necessidades especiais são ainda algumasdas prioridades que gostara aqui de sublinhar do Programa do Governo.Gostaria também de deixar claro que nos pronunciamos contra as iniciativas em curso que visam alterar as actuais regras de Direito Europeu, introduzindo patentes de software, contra os próprios interesses dainovação tecnológica neste sector.

Aplausos do PS.

---------corte

Essas iniciativas, na sua formulação actual, são contra o interesse europeu e contra o interesse nacional. Aserem aprovadas na versão actual, poderiam restringir consideravelmente a capacidade de inovação demuitas empresas e o progresso de toda a investigação nesta área.Também nos pronunciamos claramente em defesa da crescente utilização de sistemas operativos nãoproprietários, sempre que apropriado e possível, designadamente em serviços públicos, e estimularemos asua generalização e a formação que for adequada para atingir esse objectivo.

Vozes do PS: — Muito bem!

Mais Faxes

de

http://www.min-economia.pt/port/ministerio/p_contactos.html

tirei:

Gabinetes governamentais
Gabinete do Ministro da Economia e da Inovação
Rua Laura Alves, 4 - 11º
1050 - 138 LISBOA

Telef.: 21 792 18 00
Fax: 21 792 18 71
e-mail: gmei@mei.gov.pt

Chefe do Gabinete: Dr. João Neves

**********

de

http://www.presidenciarepublica.pt/pt/main.html

tirei:


ENVIO DE CORREIO ELECTRÓNICO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Este formulário oferece um interface gráfico para o envio de correio electrónico para o Presidente da República Portuguesa. É-nos necessária alguma informação por forma a podermos processar a sua mensagem, nomeadamente a indicação da sua morada de correio normal; outros campos são no entanto facultativos. Por favor, responda às seguintes questões:


Morada

Presidência da República
Palácio de Belém
Calçada da Ajuda
1349-022 Lisboa

Telefone: 21 3614600
Fax: 21 3614611


**********


Falta o Primeiro Ministro.

José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa

de http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Geral/Contactos

não se tira grande coisa, a não ser que queira comunicar por email.

2005-06-24

Faxes, nomes e filiação dos eurodeputados portugueses

FAXES EM BRUXELAS

BE:

Sr. Miguel PORTAS 0032 2 284 9 123

CDS/PP:

Sr. Luís QUEIRÓ 0032 2 284 9 227
Sr. José RIBEIRO E CASTRO 0032 2 284 9 783

PC:

Sra. Ilda FIGUEIREDO 0032 2 284 9 465
Sr. Pedro GUERREIRO 0032 2 284 9 963


PPD/PSD:

Sr. Carlos COELHO 0032 2 284 9 551
Sr. Fausto CORREIA 0032 2 284 9 768
Sra. Maria da Assunção ESTEVES 0032 2 284 9 566
Sr. Vasco GRAÇA MOURA 0032 2 284 9 369
Sr. Duarte FREITAS 0032 2 284 9 790
Sr. Sérgio MARQUES 0032 2 284 9 404
Sr. João de Deus PINHEIRO 0032 2 284 9 374


PS:

Sr. Francisco ASSIS 0032 2 284 9 770
Sr. Luis Manuel CAPOULAS SANTOS 0032 2 284 9 991
Sr. Paulo CASACA 0032 2 284 9 336
Sra. Edite ESTRELA 0032 2 284 9 515
Sr. Emanuel Jardim FERNANDES 0032 2 284 9 649
Sra. Elisa FERREIRA 0032 2 284 9 164
Sra. Ana Maria GOMES 0032 2 284 9 824
Sr. Joel HASSE FERREIRA 0032 2 284 9 399
Sra. Jamila MADEIRA 0032 2 284 9 898
Sr. Manuel António dos SANTOS 0032 2 284 9 869
Sr. Sérgio SOUSA PINTO 0032 2 284 9 486


Dicionário de Partidos Europeus, indicando o partido nacional que lhe
corresponde


GUE/NGL -> BE
GUE/NGL -> PCP
PPE-DE -> CDS/PP
PPE-DE -> PPD/PSD
PSE -> PSP




FAXES EM ESTRASBURGO:

Lista simplificada, só partidos, nomes & faxes em Estrasburgo, para usar no "1 fax por dia" (cada número do fax vem escrito exactamente como se marca de Portugal)

BE:

Sr. Miguel PORTAS 0033 3 88 17 9 123

CDS/PP:

Sr. Luís QUEIRÓ 0033 3 88 17 9 227
Sr. José RIBEIRO E CASTRO 0033 3 88 17 9 783

PC:

Sra. Ilda FIGUEIREDO 0033 3 88 17 9 465
Sr. Pedro GUERREIRO 0033 3 88 17 9 963


PPD/PSD:

Sr. Carlos COELHO 0033 3 88 17 9 551
Sr. Fausto CORREIA 0033 3 88 17 9 768
Sra. Maria da Assunção ESTEVES 0033 3 88 17 9 566
Sr. Vasco GRAÇA MOURA 0033 3 88 17 9 369
Sr. Duarte FREITAS 0033 3 88 17 9 790
Sr. Sérgio MARQUES 0033 3 88 17 9 404
Sr. João de Deus PINHEIRO 0033 3 88 17 9 374


PS:

Sr. Francisco ASSIS 0033 3 88 17 9 770
Sr. Luis Manuel CAPOULAS SANTOS 0033 3 88 17 9 991
Sr. Paulo CASACA 0033 3 88 17 9 336
Sra. Edite ESTRELA 0033 3 88 17 9 515
Sr. Emanuel Jardim FERNANDES 0033 3 88 17 9 649
Sra. Elisa FERREIRA 0033 3 88 17 9 164
Sra. Ana Maria GOMES 0033 3 88 17 9 824
Sr. Joel HASSE FERREIRA 0033 3 88 17 9 399
Sra. Jamila MADEIRA 0033 3 88 17 9 898
Sr. Manuel António dos SANTOS 0033 3 88 17 9 869
Sr. Sérgio SOUSA PINTO 0033 3 88 17 9 486


Dicionário de Partidos Europeus, indicando o partido nacional que lhe corresponde


GUE/NGL -> BE
GUE/NGL -> PCP
PPE-DE -> CDS/PP
PPE-DE -> PPD/PSD
PSE -> PSP



LISTA MAIS DETALHADA COM NOMES; DIVERSOS FAXES, DIVERSAS MORADAS, ETC... PARA "1 fax por dia" O QUE SE SEGUE É DESNECESSÁRIO, EXCEPTO PARA VERIFICAÇÃO - O QUE AGRADEÇO.


Não esqueça que à noite e aos fins de semana as chamadas (e portanto os faxes) são em regra mais baratas e existem palnos especiais como:

http://casa.telecom.pt/PTResidencial/Produtos/Plano_Precos/Internacional/pteuropa100.htm
Se tiver contrato com vários operadores (o que recomendo! mas veja os preços) poderá escolher os planos mais baratos, por exemplo em:

http://www.vodafone.pt/main/shop/toq+rede+fixa/tarifario/

pode ver-se que cada fax (cerca de 1 minuto) custa 0,1116 euro na toc/vodafone, à noite ou no fim de semana.


Os faxes são os seguintes

(retirado de: http://www.ffii.org/~gibuskro/meplist/ )

[ Atenção , e são retirados da lista de deputados que está mais abaixo, a partir do nome do deputado ]


MEP phone Brussel:+32 (0)2 284 5
Assistant phone Brussel:+32 (0)2 284 7
Fax Brussel:+32 (0)2 284 9

Strasbourg:

MEP phone Strasbourg:+33 (0)3 88 17 7
Assistant phone Strasbourg:+33 (0)3 88 17 7
Fax Strasbourg:+33 (0)3 88 17 9


Atenção, o número de fax ou telefone tem de ser construido

Assim o número de fax da deputada (MEP- Member European Parlament) Edite Estrela em Bruxelas obtem-se a partir do quadro acima como sendo:

+32 (0)2 284 9

A extensão vê-se abaixo, e é 515, para essa deputada, e portanto vem

+32 (0)2 284 9 515

Para se ligar de Portugal tem de se substituir o "+" pelo indicativo internacional, duplo zero, e cair o (0), portanto vem:

0032 2 284 9 515

mail address: (Bruxelas)



60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
BELGIUM

mail address: (Estrasburgo)



Allée du Printemps
BP 10024/F
F-67070 Strasbourg Cedex
FRANCE

Todos os deputados portugueses no Parlamento Europeu:

Name Tel/Fax extension Bxl Building Bxl Office Stb Building Stb Office Group
Sr. Francisco ASSIS 770 Altiero Spinelli 15G130 Louise Weiss T06147 PSE
Sr. Luis Manuel CAPOULAS SANTOS 991 Altiero Spinelli 14G342 Louise Weiss T06135 PSE
Sr. Paulo CASACA 336 Altiero Spinelli 15G154 Louise Weiss T06141 PSE
Sr. Carlos COELHO 551 Altiero Spinelli 08E146 Louise Weiss T09004 PPE-DE
Sr. Fausto CORREIA 768 Altiero Spinelli 14G354 Louise Weiss T06139 PSE
Sra. Maria da Assunção ESTEVES 566 Altiero Spinelli 08E108 Louise Weiss T09023 PPE-DE
Sra. Edite ESTRELA 515 Altiero Spinelli 15G102 Louise Weiss T0684 PSE
Sr. Emanuel Jardim FERNANDES 649 Altiero Spinelli 14G351 Louise Weiss T06133 PSE
Sra. Elisa FERREIRA 164 Altiero Spinelli 15G142 Louise Weiss T06143 PSE
Sra. Ilda FIGUEIREDO 465 Altiero Spinelli 06F265 Louise Weiss T05004 GUE/NGL
Sr. Duarte FREITAS 790 Altiero Spinelli 08E142 Louise Weiss T09002 PPE-DE
Sra. Ana Maria GOMES 824 Altiero Spinelli 15G146 Louise Weiss T06149 PSE
Sr. Vasco GRAÇA MOURA 369 Altiero Spinelli 08E158 Louise Weiss T09021 PPE-DE
Sr. Pedro GUERREIRO 963 Altiero Spinelli 06F259 Louise Weiss T05026 GUE/NGL
Sr. Joel HASSE FERREIRA 399 Altiero Spinelli 15G242 Louise Weiss T06084 PSE
Sra. Jamila MADEIRA 898 Altiero Spinelli 14G346 Louise Weiss T06151 PSE
Sr. Sérgio MARQUES 404 Altiero Spinelli 08E104 Louise Weiss T09029 PPE-DE
Sr. João de Deus PINHEIRO 374 Altiero Spinelli 08E130 Louise Weiss T09027 PPE-DE
Sr. Miguel PORTAS 123 Altiero Spinelli 06E252 Louise Weiss T05143 GUE/NGL
Sr. Luís QUEIRÓ 227 Altiero Spinelli 08E103 Louise Weiss T09018 PPE-DE
Sr. José RIBEIRO E CASTRO 783 Altiero Spinelli 08E154 Louise Weiss T09016 PPE-DE
Sr. Manuel António dos SANTOS 869 Altiero Spinelli 14G305 Louise Weiss T06153 PSE
Sr. José Albino SILVA PENEDA 381 Altiero Spinelli 08E116 Louise Weiss T09025 PPE-DE
Sr. Sérgio SOUSA PINTO 486 Altiero Spinelli 15G158 Louise Weiss T06145 PSE


A mesma lista, mas agrupada por partidos políticos:

BE:

Sr. Miguel PORTAS 123 Altiero Spinelli 06E252 Louise Weiss T05143 GUE/NGL


CDS/PP:

Sr. Luís QUEIRÓ 227 Altiero Spinelli 08E103 Louise Weiss T09018 PPE-DE
Sr. José RIBEIRO E CASTRO 783 Altiero Spinelli 08E154 Louise Weiss T09016 PPE-DE


PC:

Sra. Ilda FIGUEIREDO 465 Altiero Spinelli 06F265 Louise Weiss T05004 GUE/NGL
Sr. Pedro GUERREIRO 963 Altiero Spinelli 06F259 Louise Weiss T05026 GUE/NGL


PPD/PSD:

Sr. Carlos COELHO 551 Altiero Spinelli 08E146 Louise Weiss T09004 PPE-DE
Sr. Fausto CORREIA 768 Altiero Spinelli 14G354 Louise Weiss T06139 PSE
Sra. Maria da Assunção ESTEVES 566 Altiero Spinelli 08E108 Louise Weiss T09023 PPE-DE
Sr. Vasco GRAÇA MOURA 369 Altiero Spinelli 08E158 Louise Weiss T09021 PPE-DE
Sr. Duarte FREITAS 790 Altiero Spinelli 08E142 Louise Weiss T09002 PPE-DE
Sr. Sérgio MARQUES 404 Altiero Spinelli 08E104 Louise Weiss T09029 PPE-DE
Sr. João de Deus PINHEIRO 374 Altiero Spinelli 08E130 Louise Weiss T09027 PPE-DE


PS:

Sr. Francisco ASSIS 770 Altiero Spinelli 15G130 Louise Weiss T06147 PSE
Sr. Luis Manuel CAPOULAS SANTOS 991 Altiero Spinelli 14G342 Louise Weiss T06135 PSE
Sr. Paulo CASACA 336 Altiero Spinelli 15G154 Louise Weiss T06141 PSE
Sra. Edite ESTRELA 515 Altiero Spinelli 15G102 Louise Weiss T0684 PSE
Sr. Emanuel Jardim FERNANDES 649 Altiero Spinelli 14G351 Louise Weiss T06133 PSE
Sra. Elisa FERREIRA 164 Altiero Spinelli 15G142 Louise Weiss T06143 PSE
Sra. Ana Maria GOMES 824 Altiero Spinelli 15G146 Louise Weiss T06149 PSE
Sr. Joel HASSE FERREIRA 399 Altiero Spinelli 15G242 Louise Weiss T06084 PSE
Sra. Jamila MADEIRA 898 Altiero Spinelli 14G346 Louise Weiss T06151 PSE
Sr. Manuel António dos SANTOS 869 Altiero Spinelli 14G305 Louise Weiss T06153 PSE
Sr. Sérgio SOUSA PINTO 486 Altiero Spinelli 15G158 Louise Weiss T06145 PSE


Dicionário de Partidos Europeus, indicando o partido nacional que lhe corresponde


GUE/NGL -> BE
GUE/NGL -> PCP
PPE-DE -> CDS/PP
PPE-DE -> PPD/PSD
PSE -> PSP

Contra as Patentes de Software





Parem as Patentes sobre o Software na Europa!



Parem as Patentes sobre o Software!




Nós pedimos aos deputados do Parlamento Europeu que livre a
Europa das patentes sobre o Software, aprovada pelo Conselho de
ministros Europa, e que implementa uma legislação sobre
Patentes sobre o Software na União Europeia
semelhante à que existe nos Estados Unidos da America.




Podes ajudar




Mais …




Se isso acontecesse, os programadores e analistas de Software,
deixariam de ser proprietários do que escrevessem e podiam ser
processados judicialmente por vender ou distribuir os seus
próprios programas



Isso não só faria com que perdesses o teu emprego, mas
colocaria em risco toda a indústria informática na Europa.



No dia 6 de Julho o Parlamento Europeu terá a última oportunidade de
evitar isto. Para tal 367 dos 732 membros
têm de estar presentes e votar pelas emendas certas.




Estas são as clarificações que têm de ser feitas à directiva
para que ela exclua de modo efectivo as patentes sobre o
Software:



  • Programa de computador= solução implementada num computador.

  • A contribuição deve satisfazer os requisitos de patentabilidade.

  • O processamento de dados não é um domínio tecnológico.

  • A Tecnologia é uma ciência natural aplicada.



Mais sobre a nossa mensagem
para os

membros do Parlamemto Europeu




Para mais informações ver:





2005-06-22

Contra as Patentes de Software

2005_06_21_dem

2005_06_21_dem_det













Um grupo de pessoas, ontem 21 de Junho, na Av. Fontes Pereira de Melo, a distribuir comunicados para sensiblizar os participantes no colóquio As "Computer-Implemented Inventions" e a Propriedade Intelectual sobre os malefícios das patentes de software [link: http://www.apdc.pt/actividades/eventos/coloquio/coloquio_computer_inventions_f2.html ]


Actualização: Um outro remato, mas detalhado, dos mesmos acontecimentos pode ser encontrado em:

http://www.1407.org/story/2005/6/21/231410/384

2005-06-19

Todos à Manifestação Contra as Patentes de Software ( III )

É já na próxima terça-feira, depois de amanhã

2005-06-17

Todos à Manifestação Contra as Patentes de Software ( II )

sana1

sana2

Este é o Hotel, em frente do qual está a ser convocada a manifestação.

O link abaixo permite ver o mapa da sua localização. Faço "zoom in" e "zoom out" à vontade no mapa. Do texto do link pode tirar facilmente as coordenadas (wgs84/gps).

http://www.mapquest.com/maps/map.adp?latlongtype=decimal&latitude=38.72740&longitude=-9.14855

Utilizem à vontade estas fotos e este link. Que ninguém se perca pelo caminho.

Todos à Manifestação Contra as Patentes de Software ( I )

Todos à manif!

(eu vou afixar neste blog eventuais mudanças de ultima hora e mais info - à medida que a for tendo)

LOCAL: Av. Fontes Pereira de Melo em frente ao Sana Lisboa Hotel

DIA e HORA: Dia 21 de Junho de 2005 pelas 18h00m

Com slogans como "Patentes de Software NÃO! Poder ao Parlamento!", os manifestantes expressarão o seu desagrado em frente ao local onde decorrerá o colóquio de extremistas pró-patentes de software, em evocação da votação contra patentes de software tomada pelo Parlamento Europeu em 2003.

Link principal da manif:

http://www.ansol.org


Outros links:

http://swpat.ffii.org/papri/europarl0309/index.en.html

http://swpat.ffii.org/log/04/cons0518/index.en.html

http://wiki.ffii.org/Cons050307En

http://listas.ansol.org/pipermail/ansol-geral/2004-September/003352.html

http://www.apdc.pt/actividades/eventos/coloquio/coloquio_computer_inventions_f2.html

2005-06-10

Referendo e Avaliação no Secundário

O que é que o referendo à constituição europeia tem a ver com os exames no ensino secundário? Mais do que seria de esperar.

Agora que, obviamente, para o bem ou para o mal, o referendo à constituição está morto e enterrado, é uma asneira insistir em não deixar de fazer o referendo e pensar que os resultados obtidos serão os mesmos, ou pelo menos comparáveis, do que se fosse um referendo “a sério”. Portanto os resultados serão inúteis e eternamente contestados porque quem não gostar dos resultados. Duplamente inútil, portanto, mas caro.

Isto faz-me lembrar os exame de aferição pois, apesar de irem abolir (ou continuar a abolir, não sei bem) os exames do 4º e 6º, os alunos, ou melhor, alguns alunos, iriam fazer esses exames, apenas para fins de comparação e aferição.

Mas alguém no seu perfeito juízo pensa que os resultados serão os mesmos, ou de algum modo comparáveis, num exame que permite ao alunos passar para o ano seguinte, ou num exame apenas para aferição.

E aparentemente os exames de aferição, feitos no passado, nem sequer eram assinados. Gostava de ter tido o prazer(?) de ver esses exames, pois certamente iriam enriquecer o meu vocabulário.

Na verdade seguem apenas a lógica, que já vem da psicologia por objectivos, de que tudo tem de ser avaliado, de modo imediato e quantificável, e que qualquer avaliação, por mais estapafúrdia e manipulável que seja, é melhor que nada. E claro é bom usar avaliações que não criem chatices, como seria o caso se os alunos passassem de ano apenas com o resultado da prova melhor que 9,5.

Mas, claro, os avaliadores nunca gostam de avaliar a avaliação. E neste caso era bem simples. Faziam dois enunciados de exames, o enunciado A e o B, de dificuldade semelhante. O primeiro era dado a alguns alunos e escolas, escolhidos aleatoriamente e não assinados.

O enunciado B era dados apenas aos alunos voluntários, seriam assinados, e seriam devolvidos aos autores, depois de corrigidos. A diferença de classificação média entre as provas A e B seria uma avaliação da avaliação.

Um avaliação sem sentido? Claro, mas não se partiu da ideia que qualquer avaliação é melhor do que nenhuma avaliação?

Nos anos seguintes podíamos mesmo abolir a prova A e dizer, estou certo, que os nossos alunos, e logo os nossos professores, são os melhores do mundo, e nem estou a pedir para ser pago por esta brilhante ideia.

2005-06-03

O que leio por aí 2

2004_04_01_visao_detalhe

O texto que está na foto ao lado é um zoom da foto do artigo anterior.

O ar um combustível? Já agora o que seria usado como comburente? Na verdade o ar é o comburente (ou melhor, o oxigénio do ar é o comburente) enquanto o hidrogénio é o combustível.

O que leio por aí

2004_04_01_visao

Há alguns anos deixei de ler jornais e passei apenas a ler revistas semanais ou mensais.

Por uma um lado são muito mais fáceis de transportar na pasta (onde não sujam tudo como os jornais) e podem se ler nas filas do super-mercado (já alguém tentou ler o expresso numa bicha?). Por outro lado, o facto de não serem diárias como os jornais, permite-me aumentar o número de títulos que leio regularmente.

No entanto fico frequentemente admirado pelos erros, e pela sua quantidade e gravidade, que aparecem nos semanários generalistas em Portugal. Estou, claro, a falar de erros em artigos técnicos e/ou científicos.

Eu não obtenho a minha informação científica nessas publicações, mas provavelmente muitos dos leitores fazem-no.

Não deixa de ser curioso o facto de tanto se falar do “mau português” que às vezes se ouve ou lê nos mídia e raramente se fala da “má ciência”. Há muito tempo eu advogo que essa ignorância – que às vezes toca o desprezo – dos comunicadores e dos políticos, pelos assuntos mais técnicos é a principal causa do atraso do país.

A foto que hoje coloco aqui é de um artigo publicado há mais de um ano no semanário "Visão", mas que eu guardei porque é um bom exemplo.

Não se preocupem em ler as letras mais pequenas, que “amanhã” eu coloco um zoom dessa zona que aliás é muito interessante e esclarecedora.

POr hoje, olhem para o título “... o som chega 8 segundos depois”. Como? Mas chega onde? Depois de quê? E porque não 5 ou 99 segundos depois? Mistérios. Tivessem eles escrito “há” sem h e seria o Carmo e a Trindade.

2005-06-02

As fotos do “outro” blog

Como provavelmente se sabe tenho um blog em inglês (sim, o meu inglês é macarrónico, mas o meu português também).

Vou colocando aqui, periodicamente, links para os artigos que julgue mais interessante e que tenham fotografias.

Aqui vão os links da última quinzena:

Uma foto da máquina de detectar tsunamis, que eu construí há quase 15 anos:

http://lasers-in-the-jungle.blogspot.com/2005/04/otas-tsumami-tsunami-warning-system.html

A análise de uma cova de javali:

http://lasers-in-the-jungle.blogspot.com/2005/05/where-i-am-now-5.html

A apresentação pública da livro da minha amiga Adelina

http://lasers-in-the-jungle.blogspot.com/2005/05/book-presentation.html

Uma foto de trabalho de “campo” dos meus alunos:

http://lasers-in-the-jungle.blogspot.com/2005/05/future-seismologists.html

A constituição europeia.

Os resultados de França e da Holanda vão poupar-me algum dinheiro e trabalho, já que assim vou provavelmente deixar de ter necessidade de comprar e estudar o documento, para fundamentar o que seria, talvez, a decisão política mais importante na minha vida

Portanto não tenho opinião fundada e provavelmente assim vou continuar, o que não é particularmente grave pois não será aprovada.

No entanto 2 ideias.

1. Como é que os políticos todos avaliaram tão mal a situação ao propor estes procedimentos?

2. Uma posição apoiada pela direita e simultaneamente a esquerda, (não estou a falar do centro direita e de centro esquerda)? Nã, algum dos dois foi enganado. Talvez o futuro descubra qual dos dois.

PS- Sim, continuo a ser contra referendos.

2005-06-01

O "Improp" e a Força

improp_2005may

Alguns antigos colegas dos tempos da Faculdade têm-me perguntado pelo "Improp", se ainda existia.

Quando éramos estudantes o "Improp" era o nome da revista oficial da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Tanto eu como alguns deles escrevemos, imprimimos e distribuímos o "Improp" o que, antes do 25 de Abril, não era propriamente uma actividade trivial.

O "Improp" em si é um fóssil vivo. Tendo nascido quando os ecos do Maio de 68 estavam a chegar a Portugal, o título é uma contracção de "Impresso(a)/Imprimir" + Propaganda", que nos faz recordar o AgitProp [link: http://en.wikipedia.org/wiki/Agitprop ]. Como tal nome resistiu tantos anos e tantas direcções é um assunto digno de uma tese de sociologia.

Estou quase certo, que o "Improp" é a mais antiga revista publicada, em Portugal, pelas associações de estudantes.

Mas a resposta é, claro, sim - ainda existe - e até vai aqui a capa do número mais recente. Que a Força esteja com o "Improp"!