2005-06-03

O que leio por aí

2004_04_01_visao

Há alguns anos deixei de ler jornais e passei apenas a ler revistas semanais ou mensais.

Por uma um lado são muito mais fáceis de transportar na pasta (onde não sujam tudo como os jornais) e podem se ler nas filas do super-mercado (já alguém tentou ler o expresso numa bicha?). Por outro lado, o facto de não serem diárias como os jornais, permite-me aumentar o número de títulos que leio regularmente.

No entanto fico frequentemente admirado pelos erros, e pela sua quantidade e gravidade, que aparecem nos semanários generalistas em Portugal. Estou, claro, a falar de erros em artigos técnicos e/ou científicos.

Eu não obtenho a minha informação científica nessas publicações, mas provavelmente muitos dos leitores fazem-no.

Não deixa de ser curioso o facto de tanto se falar do “mau português” que às vezes se ouve ou lê nos mídia e raramente se fala da “má ciência”. Há muito tempo eu advogo que essa ignorância – que às vezes toca o desprezo – dos comunicadores e dos políticos, pelos assuntos mais técnicos é a principal causa do atraso do país.

A foto que hoje coloco aqui é de um artigo publicado há mais de um ano no semanário "Visão", mas que eu guardei porque é um bom exemplo.

Não se preocupem em ler as letras mais pequenas, que “amanhã” eu coloco um zoom dessa zona que aliás é muito interessante e esclarecedora.

POr hoje, olhem para o título “... o som chega 8 segundos depois”. Como? Mas chega onde? Depois de quê? E porque não 5 ou 99 segundos depois? Mistérios. Tivessem eles escrito “há” sem h e seria o Carmo e a Trindade.

Sem comentários:

Enviar um comentário