2015-10-18

Continhas e Decisões

Penso que os candidatos do BE e do PC vão desistir ainda na 1a volta.

O que se irá passar se não desistirem? Bem, não sou bruxo, mas parece-me bem realista que 99.9% de quem votou PAF vote Marcelo,  60% de quem votam PS vote na MBelém, 40% do PS vote Nóvoa e os eleitores do BE e PCP votem massivamente no seu candidato.

Acrescente-se que se o BE  e o PCP apoiarem os seus candidatos, nenhum partido vai apoiar o Nóvoa na campanha, o que abre perspectivas à MBelém.

Isso vai tirar o Nóvoa da 2a volta. Onde até tinha alguma hipótese de ganhar, ver abaixo, somando suponhamos 90%+ dos eleitores do PS com BE+PCP.

Não digo que tenha os números, pois, como digo, não sou bruxo, mas dificilmente alguém me vai dizer que o cenário acima indicado é irrealista.

Em última análise tudo depende de como os votos PS se vão dividir, o que realmente ninguém sabe. Será que o BE e o PCP vão arriscar?

E já agora numa segunda volta entre MBelém e Marcelo como se iriam distribuir os votos. Fácil de constatar que a PAF votará no Marcelo e o PS na MBelém. A abstenção massiva do BE+PCP irá colocar Marcelo em Belém.  Se votarem substancialmente na MBelém a vitória está ao alcance.

E já agora numa segunda volta entre Nóvoa e Marcelo? Este cenário dará provavelmente a vitória a Nóvoa se bem que com algum equilíbrio, pelo que a previsão é difícil.

Claro que se este ou aquele resultado é bom ou mau, útil ou inútil, é uma decisão pessoal. Mas contas são contas.

Sem comentários:

Enviar um comentário