2015-10-23

O meu diário óptico, com considerações

Dois oftalmologistas com diagnósticos discordantes. :-((

Este não é um problema nova para mim. Circa 1985 foi a um oftalmologista, comprei uns óculos novos e em breve me apercebi que a nova graduação receitada funcionava muito, mas muito, pior que a anterior.  Passado poucos meses foi a outro oftalmologista e, sem grande surpresa minha a graduação recomendada foi muito diferente.

A partir daí não tive outro remédio se não fazer de mim cobaia e nunca encomendar lentes sem comparar as receitas de pelo menos 2 oftalmologistas. E para meu desespero nem sempre as graduações são compatíveis. Meus ricos olhinhos.

Escusado será dizer, pelo menos para que me conhece, que só consulto profissionais de saúde da chamada medicina convencional (a que eu prefiro chamar medicina baseada em evidência) reconhecidos pela ordem dos médicos e/ou licenciados por uma universidade em que eu tenha alguma confiança.  Reconhecidos ou licenciados na especialidade e não suspensos. Salvo se falsificaram documentos.

Não me interpretem mal, sei bem que as medições têm necessariamente de enfermar de alguma imprecisão, um 1/4 de dioptria é perfeitamente normal , atendendo nomeadamente o facto de que as lentes usadas para teste estão calibradas de quarto em quarto de dioptria, pelo menos  nos casos em que pude verificar.

Mas sou confrontado com alguma frequência com variações de DUAS dioptrias. DUAS DIOPTRIAS E MEIA??? (ver abaixo).

A coisa complica um pouco porque existe a possibilidade de "contaminação" entre a graduação esférica e  a graduação cilíndrica. Na realidade são ambas lentes divergentes (no meu caso, por isso os valores são negativos)  e, isto é um pouco difícil de perceber, são complemente convertíveis numa direcção mas completamente não convertíveis na direcção perpendicular (a direcção do eixo). Exactamente como uma esfera e um cilindro são parecidos QUANDO olhando de determinada direcção. Mas mesmo assim DUAS dioptrias? DUAS DIOPTRIAS E MEIA??? (sim, ver abaixo, já lá vamos)

Ultimamente, desde 1999, a coisa tem corrido bem, com boa concordância entre diferentes profissionais. Porém nesta rentrée os dejectos  voltaram a encontra-se com a ventoinha.
Detalhes entre os valores das diferentes receitas abaixo. (sim, ver abaixo, já lá vamos)

Os valores estão em dioptrias (aka por metros)  excepto o valor do eixo que está em graus. A variação mínima testada foi de 0,25 dioptrias. No caso na medição do ângulo vi aparelhos nos quais seria perfeitamente possível medir variações de 0,25 graus, mas aparentemente todos os valores são arredondados para o múltiplo de 5º mais próximo o que me parece razoável.

OD=olho direito
OE=olho esquerdo

No fabrico das lentes usa-se frequentemente outra notação (ouvi alguém chamar-lhe "notação transcrita" ) cuidado a comparar graduações se os valores são todos completamente diferentes.

Mas aqui vai o meu diário óptico.

Técnico 1 (oftalmologista) 2015-09-19:

Saí do consulta, ainda antes de ler, muito menos comparar, os resultados, com a convicção que o resultado final não tinha sido satisfatório.


   Esfera      Cilindro      Eixo             Add.


OD  -2,50       -0.50         110º             +2.50                   
OE  -2,75       -1.00         090º             +2.50  


Técnico 2 (oftalmologista) 2015-09-25: Por larga margem este técnico usou o equipamento mais rudimentar e tecnologicamente mais antigo, de tudo o que vi recentemente.


    Esfera     Cilindro      Eixo             Add.


OD  -0.75       -2.50         115º             +3.00                   
OE  -3.00       -1.00[1]      060º[2]          +3.00

Técnico 3 (optometrista) 2015-10-22:

No exame utilizou técnicas e aparelhagem que me pareceram superiores às dos outros, nomeadamente na estimativa do valor do eixo e de desequilibrios entre OD/OE, isto para além do teste de diversas graduações que todos fizeram de modo mais ou menos igual. Não sendo um médico confiaria menos nos diagnósticos que não se relacionam com graduação se fossem diferentes (não foram, felizmente essa parte continua tudo a 100%). Este técnico foi informado, antes do exame, que já tinha consultado 2 oftalmologistas com resultados divergentes, mas as receitas não lhe foram facultadas. Fiz isso para manter o examinador com menos tentações de se baldar ao cuidado.


    Esfera     Cilindro      Eixo             Add.


OD   0.00       -2.75         110º             +2.50                   
OE  -3.00       -1.25         070º             +2.50


[1] O duplo zero é ilegível, mas pelo que tenho visto que as única opções parecem ser "00", "25", "50" e "75", pelo que a interpretação "00" é imediata.


[2] Na receita vem, claramente, 0,60, porém sendo em graus, indicaria uma precisão irrelevantememente elevada. Além disso 60 está em acordo razoável com as outras medições. NOTAS FINAIS:

Na parte a que os técnicos chamam "adição" - add. - (é uma escolha correcta do termo, de adição, soma, mas é uma escolha infeliz pois, pelo menos recentemente, o termo também se usa com o significado de "dependência") , e que se destina a corrigir a minha vista cansada, podem ser um pouco diferente conforme se corrige para objectos mais perto (jornal) ou mais longe (ecrã de computador). É um assunto a que tenho ainda que dedicar algum estudo.

Reparei que trocando a graduação esférica e a graduação cilíndrica do OD produzidas pelo técnico 1, a coisa toda faz muito mais sentido. Não salto para conclusões, mas...

Por convenção os eixos estão sempre entre 0 e 180º (ambos designam aquilo que se chama meridiano horizontal). 90º é a direcção vertical.

Uma consulta de oftalmologia tem-me vindo a custar tipicamente o triplo de uma consulta de optimetria, diferença ainda maior que o que se possa pensar tomando em conta que o IVA é 23% no seguinte caso.


Desde cedo verifiquei que a soma dos ângulos dos meus 2 olhos é sempre muito próxima de 180º, mas penso que é apenas uma coincidência. NO entanto traduz uma simetria como a minha mão direita para a minha mão esquerda, pelo que pode ser que tenha algum significado.

(continua aqui)

Links:

https://en.wikipedia.org/wiki/Eyeglass_prescription#Variations_in_prescription_writing  (vistado 2015-11-08)

https://en.wikipedia.org/wiki/Eyeglass_prescription  (vistado 2015-11-08)


Sem comentários:

Enviar um comentário